data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Cerca de 18 milhões de estudantes de todo o Brasil participaram da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) neste ano, e três alunos de Santa Maria se destacaram no evento com a conquista de medalhas de ouro. Vinícius Braido Cardoso e Ricardo Tormes Rigão, ambos de 13 anos, são medalhistas do Nível 1 - alunos de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental - e Davi Giuliane Fin, 15 anos, recebeu o destaque no Nível 3 - Ensino Médio. O resultado foi divulgado na última terça-feira.
Fisma divulga a lista de aprovados no vestibular contínuo
Ricardo é aluno do 7º ano da Escola Estadual Marieta D'Ambrósio e conta que essa foi a primeira vez que participou da Obmep. A expectativa do menino era de, talvez, conquistar uma medalha de bronze, e se diz surpreso com o ouro.
Já Vinícius, que é estudante do 7º ano do Colégio Militar de Santa Maria, diz que esta é a segunda medalha que ganha na Olimpíada das escolas estaduais, mas a primeira de ouro - a anterior foi de bronze, no ano passado. Contudo, a maior surpresa para o adolescente foi receber o convite para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
- São poucos que participam da OBM. Este ano, são uns 900 alunos que foram chamados, e eu sou um deles - conta Vinícius.
CINCO MEDALHAS
O terceiro medalhista de ouro da Obmep é Davi, 15 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Tiradentes. Porém, o adolescente conta que esta é a quinta medalha que ele ganha na Olimpíada das escolas públicas e a segunda de ouro. Dentre as outras, Davi conseguiu uma de prata e duas de bronze.
Resultados do Encceja 2019 são divulgados nesta sexta-feira
Ainda assim, a conquista deste ano causou surpresa no jovem, que esperava uma medalha de prata:
- Quando eu fui conferir o gabarito, percebi que, infelizmente, errei um item de um cálculo, e isso pode ser crucial, porque a Obmep é muito difícil no Nível 3. Fiquei muito feliz quando recebi o resultado da medalha de ouro - relembra Davi.
Além de Ricardo, Vinícius e Davi, outros nove estudantes de Santa Maria foram classificados para receber medalhas de prata e 13 para o bronze. Eles irão receber as medalhas em uma cerimônia em 2020, em data e local a serem definidos. A cada ano, a entrega das medalhas ocorre em um Estado diferente do território brasileiro.
UFSM encerra investigação sobre apostilas de cursinho
A premiação inclui 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 de bronze e até 51,9 mil menções honrosas. Todos os alunos medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), do Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes.